O ex-ministro e ex-deputado condenado pelo Mensalão e Lava Jato, José Dirceu (PT), disse que os palestinos têm “direito sagrado” de se levantaram em armas contra Israel.
De acordo com o petista, o presidente Lula (PT) está correto em classificar a reação de Israel em Gaza como “genocídio”.
“O Lula está corretíssimo. Não há razão para não nos manifestarmos claramente. O que aconteceu lá [em Gaza] foi e é um genocídio, uma guerra de extermínio [...] É um colonialismo. A Palestina está ocupada por Israel, que não reconhece o direito do povo palestino ao seu Estado”, disse Dirceu em entrevista concedida à Folha de São Paulo, neste domingo (22).
“O povo palestino tem o direito de se levantar em armas contra a ocupação de Israel. Tem o direito. Sagrado. Aliás, o [presidente da Turquia, Recep Tayyip] Erdogan falou isso. Está na Carta das Nações Unidas. É uma ocupação. É um colonialismo, uma segregação, um apartheid social grave”, completou.
Em 7 de outubro de 2023, terroristas do Hamas atacaram homens, mulheres, crianças e idosos israelenses, todos civis desarmados, deixando 1.300 mortos.
Ainda, de acordo com Dirceu, “não é porque houve um atentado do Hamas que você é obrigado a concordar com a política que Israel está desenvolvendo hoje”.
Dirceu também defendeu setores da esquerda que têm atacado Israel.
“Condenar Israel não tem nada a ver com antissemitismo. No Brasil nunca teve antissemitismo [...] Eu nunca vi antissemitismo dentro do PT. Nunca houve problema entre o partido e os judeus”, afirmou Dirceu.
Dirceu criticou diplomacia do governo Lula com Venezuela
Em outro trecho da entrevista, Dirceu criticou a diplomacia do governo Lula em relação à Venezuela.
“Nossa posição tem que ser a mesma do México. Nós não podemos interferir nas questões internas da Venezuela. Temos que preservar [a tradição diplomática]. E evitar a diplomacia informal, de WhatsApp, de entrevistas coletivas”, afirmou Dirceu.
“Tudo bem que todo mundo usa [esses instrumentos]. Mas, se tudo é feito publicamente, a situação fica irreversível”, completou.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF