#- Comissão da Câmara que analisa uma reforma eleitoral e prevê o Distritão já para 2022 aprovou nesta segunda-feira (9) o texto-base da proposta.
*) Os olhos estão voltados principalmente para a questão do voto impresso. Mas, ao mesmo tempo, outras mudanças bastante importantes no processo eleitoral estão em debate e até já foram aprovadas em uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
A reforma eleitoral tem entre os principais pontos a adoção do chamado “Distritão” já a partir das eleições de 2022. O que é isso? Basicamente é o seguinte: apenas os mais votados são eleitos. Não há aquele cálculo feito hoje, na eleição proporcional, com o chamado quociente eleitoral.
Os críticos do Distritão afirmam que esse sistema vai enfraquecer os partidos, por aumentar o peso individual dos candidatos. Os defensores da ideia dizem que ele é mais justo.
É sobre isto que fala o episódio do podcast 15 Minutos. O convidado pra detalhar o assunto é o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF