#- Comissão da Câmara que analisa uma reforma eleitoral e prevê o Distritão já para 2022 aprovou nesta segunda-feira (9) o texto-base da proposta.
*) Os olhos estão voltados principalmente para a questão do voto impresso. Mas, ao mesmo tempo, outras mudanças bastante importantes no processo eleitoral estão em debate e até já foram aprovadas em uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
A reforma eleitoral tem entre os principais pontos a adoção do chamado “Distritão” já a partir das eleições de 2022. O que é isso? Basicamente é o seguinte: apenas os mais votados são eleitos. Não há aquele cálculo feito hoje, na eleição proporcional, com o chamado quociente eleitoral.
Os críticos do Distritão afirmam que esse sistema vai enfraquecer os partidos, por aumentar o peso individual dos candidatos. Os defensores da ideia dizem que ele é mais justo.
É sobre isto que fala o episódio do podcast 15 Minutos. O convidado pra detalhar o assunto é o Wesley Oliveira, repórter da Gazeta do Povo em Brasília.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF