A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um pedido para que todas as redes sociais em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem conta enviem uma lista completa com os dados de identificação de todos os seguidores dele. A solicitação foi feita no âmbito das investigações dos atos do 8 de janeiro e foi encaminhada para análise do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O magistrado é relator do inquérito que apura se o Bolsonaro cometeu crime por ter postado e depois apagado um vídeo com ataques ao sistema eleitoral dois dias após os atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes. O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, quer que as plataformas digitais “indiquem a possível instigação de atos violentos contra o Estado Democrático de Direito”.
A medida, obviamente, gera repercussão de lado a lado. No Twitter, o senador Sérgio Moro (Podemos-PR), por exemplo, classificou a medida como injustificável e provavelmente impraticável. Diz ele: isso representa “uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerido”.
Em seu canal no Youtube, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) comparou o pedido às ações que precederam o genocídio de Ruanda, em 1994.
Para este episódio do Podcast 15 Minutos, o convidado é o jornalista Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Maduro abranda discurso contra os EUA e defende “novo começo” após vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião