#90 - Eduardo Bolsonaro pode ser cassado por sugerir um novo AI-5?
***1) O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu, em entrevista à jornalista Leda Nagle, medidas drásticas, como "um novo AI-5", para conter manifestações de rua como as que ocorrem no Chile atualmente. O filho "03" do presidente já havia afirmado em discurso no plenário da Câmara, na última terça-feira (29), que a polícia deveria ser acionada em caso de protestos semelhantes, e que o país poderia ver a "história se repetir". O Ato Institucional nº 5 foi o mais duro instituído pela ditadura militar, em 1968. Eduardo Bolsonaro ainda publicou, nesta quinta-feira (31), em suas redes sociais, o vídeo do então deputado Jair Bolsonaro exaltando Carlos Alberto Brilhante Ustra. O editor de República, Sérgio de Deus, explica quais são as possíveis medidas que o 03 pode sofrer por apologia à ditadura já que o deputado tem a imunidade parlamentar.
***2) A discussão do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, finalizou nesta quarta-feira (30) o relatório que será votado em plenário. O texto ainda poderá sofrer alterações quando for apreciado pelos demais deputados. Das 88 propostas de alteração na legislação, a maior parte, 54 itens, foi aprovada pelo grupo, uma parte com alterações. As propostas do ex-juiz da Lava Jato foram as mais desidratadas durante as reuniões do grupo. Kelli Kadanus, correspondente em Brasília, explicou alguns dos pontos do texto.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.