O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, disse que a vitória do presidente eleito Donald Trump, nos Estados Unidos, “não influencia em nada” nos debates realizados no âmbito do G20, no Brasil.
“Para esse G20 não influencia em nada a eleição de Trump. Acho que esse debate será feito nos três temas, acho que sairá definições como saiu no G20 Social de enfrentamento da fome, da pobreza, como é a Aliança Global Contra a fome”, afirmou.
A declaração do ministro foi dada a jornalistas neste domingo (17). O G20 Social - iniciativa da presidência brasileira à frente do fórum - foi encerrado no sábado (16).
O ministro também defendeu a taxação dos super-ricos para acabar com a fome. Segundo Macêdo, o dinheiro arrecadado com os tributos podem ser revertidos para fundos de investimento.
“[Um dos meios de enfrentamento é] a taxação dos super-ricos, para que esses recursos possam ser investidos tanto no fundo de proteção do meio ambiente e mudança climática para garantir as florestas em pé, quanto para investir no enfrentamento à fonte”, disse Macêdo.
"Reforma da governança global"
Mais cedo, ao discursar na abertura do Urban 20, evento paralelo ao encontro do G20, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) defendeu uma “reforma da governança global” e cobrou financiamento para que cidades “do Sul Global” possam enfrentar a crise climática.
No sábado (16), ao discursar no Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, evento paralelo ao G20, no Rio de Janeiro, o presidente Lula (PT) defendeu que a luta contra o combate à fome e à pobreza deve ser feita sem xingar ninguém.
Janja xingou Elon Musk, debochou de tragédia no DF e cometeu grosseria com mulher da plateia
Antes da fala do presidente, a primeira-dama, Janja, causou polêmica ao xingar o empresário Elon Musk, dono do X e futuro secretário do governo do presidente eleito Donald Trump, nos Estados Unidos.
Em sua fala, Janja também comentou sobre a morte de Francisco Wanderley Luiz, autor do atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes. Durante um evento paralelo ao G20 Social, a primeira-dama disse que o “bestão acabou se matando com fogo de artifício”.
Em outro momento, ao falar em um dos painéis do evento, Janja perdeu o decoro depois de responder de forma grosseira uma pessoa que chamou o evento de música da cúpula de "Janjapalooza”, na sexta-feira (15).
PEC da escala 4×3 encontrará resistência de vários lados no Congresso
Casa de autor de explosões no DF é incendiada em SC e ex-mulher fica gravemente ferida
Janja manda recado vulgar a Musk e diz grosseria para mulher da plateia
Pé no acelerador e motor esquentando: país paga caro por hiperestímulo da economia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião