#248 - Senado aprovou o adiamento das eleições 2020 para os dias 15 e 29 de novembro, mas há brecha para que alguns estados realizem o pleito mais tarde
***1) O Senado aprovou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que prevê o adiamento da data das eleições 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Foram 67 votos favoráveis, oito contrários e duas abstenções, em um quórum de 78 senadores votantes.
A PEC transfere o primeiro turno das eleições municipais para o dia 15 de novembro e o segundo para o dia 29 do mesmo mês. A proposta inclui uma exceção a essas datas para casos em que as condições sanitárias em um determinado município não permitirem a votação. Sendo assim, poderão ser estipuladas novos dias para o eleitor ir às urnas, tendo o dia 27 de dezembro como limite.
Para que a data das eleições 2020 seja oficialmente modificada, falta a aprovação da Câmara dos Deputados.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, o correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Olavo Soares, detalha tudo o que já se sabe sobre o adiamento e o que ainda é dúvida em relação ao processo eleitoral.
***O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.