A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o ex-presidente, Jair Bolsonaro, durante ato público em Copacabana/RJ| Foto: Reprodução canal Silas Malafaia no YouTube
Ouça este conteúdo

De acordo com a primeira pesquisa da Genial/Quaest sobre as eleições de 2026, 41% dos eleitores que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022 preferem a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), para enfrentar o presidente Lula (PT) em 2026.

CARREGANDO :)

Em segundo lugar na lista de preferência do eleitorado de Bolsonaro aparece o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 33%.

Michelle também tem a preferência do público geral. Para 28% dos entrevistados a ex-primeira-dama se sairia melhor enfrentando Lula em 2026. Tarcísio aparece novamente em segundo lugar com 24% da preferência.

Publicidade

A mesma pesquisa mostrou que 55% dos brasileiros acham que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito. Para 42%, Lula merece uma nova chance. Apesar do resultado, o petista lidera o ranking de intenções de voto com 47% da preferência.

Em segundo lugar na preferência de voto aparece o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 39%. Outros 54% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-presidente. Atualmente, Bolsonaro está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de Lula, outros nomes do PT apareceram no levantamento. O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece com 32% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), que registrou 33% das intenções de voto do público geral.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), aparece com 10% das intenções de voto. Outros 34% disseram que não votariam na petista e 53% disseram que não conhecem a parlamentar.

Os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás) aparecem, respectivamente, com as seguintes intenções de votos: 28%, 21%,16% e 12%.

Publicidade

Os pesquisadores ouviram presencialmente 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]