Senadora Eliziane Gama em reunião com o ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: ASCOM/ Eliziane Gama
Ouça este conteúdo

A senadora Eliziane Gama (PSD-AM) se reuniu nesta terça-feira (24) com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhada de outros parlamentares da base governista. Na ocasião, ela entregou o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e informou, ao final da reunião, que Moraes deve incluir o documento nos inquéritos em julgamento na Suprema Corte.

CARREGANDO :)

“Na verdade, ele fará análise de toda documentação, mas de pronto, em nome das informações do que ele leu inclusive conosco, já deixou claro que fará a juntada a alguns desses inquéritos”, disse Eliziane, que é relatora da comissão.

O relatório final da CPMI do 8 de janeiro pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como autor intelectual de uma suposta tentativa de golpe e de diversos militares, como o ex-candidato a vice-presidente Walter Souza Braga Netto (PL). Moraes é relator de diversos inquéritos que investigam o ex-mandatário e aliados.

Publicidade

“Temos o inquérito da milícia digital, que diria que é inquérito-mãe, aquele que se iniciou de fato essa investigação. E ele sim, como presidente desse inquérito, pode admitir já o relatório de ofício e fazer essa juntada nos demais inquéritos. E é exatamente o que ele fará, conforme nos colocou nessa reunião”, afirmou a senadora.

O parecer final também foi entregue a procuradora-geral da República interina, Elizete Ramos. A senadora afirmou estar “absolutamente otimista” de que a PGR acatará às denúncias apresentadas no relatório.

“Saímos daqui com a certeza e a convicção de que realmente poderá haver a denúncia do Ministério Público a partir dos 61 indiciamentos”, disse Eliziane.

O prazo para o Ministério Público decidir sobre novas ações nas investigações ou se solicitará o arquivamento será de 30 dias. O órgão poderá abrir outras investigações, pedir novas denúncias ou incorporar os indiciamentos nas apurações já iniciadas.

O grupo de parlamentares também entregará o relatório da CPMI ao ministro Vinicius de Carvalho, da Controladoria-Geral da União (CGU), nesta terça-feira (24). Nesta quarta (25), o documento será entregue ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, e ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas.

Publicidade