Em convite oficial para a cerimônia de posse enviado ao presidente Lula (PT), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, disse que as duas nações têm “muitos desafios pela frente” e falou em construir laços “que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional”.
“Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, com base nos princípios da liberdade, vão nos posicionar como países competitivos nos quais os seus cidadãos poderão desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam”, diz um trecho do convite enviado ao petista no sábado (25).
Durante a campanha eleitoral, Milei fez duras críticas a Lula e chegou a dizer que não falaria com ele durante o novo governo. Após a eleição, o argentino adotou um tom mais diplomático ao falar do petista. Lula não ligou para Milei após o anúncio da vitória nas urnas. Ainda não há sinalização do petista sobre eventual comparecimento à posse do argentino.
“Sei que você conhece e valoriza plenamente o que significa este momento de transição para o percurso histórico da República da Argentina, do seu povo e, naturalmente, para mim e para a equipe de colaboradores que me acompanhará na próxima gestão do governo [...] Sabemos que os nossos dois países estão intimamente ligados pela geografia e história e, a partir disso, desejamos seguir compartilhando áreas complementares a nível de integração física, comércio e presença internacional que permitam que toda essa ação conjunta se traduza, para os 2 lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros”, diz outro trecho do convite.
No domingo (26), a futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, chegou a Brasília para um encontro do com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.
O encontro teve como objetivo aparar arestas entre o governo Lula e o futuro governo Milei e não prejudicar as relações bilaterais.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF