Ao ministrar a aula inaugural de um curso de comunicação política promovido pela Secretaria de Comunicação do PT e pela Fundação Perseu Abramo, o marqueteiro responsável pela campanha de Lula no ano passado, Sidônio Palmeira, disse que o compartilhamento de memes na internet “está derrotando a política”.
Em sua fala, Palmeira associou o compartilhamento de memes, ou seja, de piadas, à disseminação do que se convencionou chamar de “fake news”.
"A fake news pode acabar com o mundo democrático se a gente não tomar um posicionamento firme e claro. Isso tem infestado a mente das pessoas. A gente vive muitas vezes num mundo paralelo", afirmou o publicitário, no dia 31 de outubro.
O curso tem duração de quatro meses e é direcionado a profissionais de comunicação ligados ao PT, principalmente àqueles que participarão das campanhas eleitorais no próximo ano.
Como exemplo de “meme nocivo”, Palmeira citou a motosserra que virou símbolo da campanha de Javier Milei, na Argentina, e a manifestação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) durante as comemorações do Dia Internacional das Mulheres.
"No Dia Internacional das Mulheres, o que mais se destacou foi um meme, um deputado botando uma peruca", disse o publicitário ao afirmar que a “ultradireita” está crescendo em vários países impulsionada pela disseminação de “fake news”.
Ao fazer um resumo da campanha petista do ano passado, Palmeira disse que houve uma “disputa de narrativas” entre Lula e Bolsonaro.
"Era a gente puxando para o tema principal, a economia, e o adversário puxando para o tema de costumes", afirmou.
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