Nas redes sociais, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, saiu em defesa do governo Lula e questionou o relatório divulgado pela ONG Transparência Internacional que mostrou uma queda de dez posições do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023. Com a queda no ranking, o Brasil alcançou o 104º lugar entre os 180 países avaliados.
Ao defender o governo Lula, Gilmar Mendes disse que “um índice baseado em percepções precisa ser visto com cautela”.
“A questão exige exame mais aprofundado, a fim de evitar conclusões precipitadas”, escreveu o ministro da Suprema Corte em seu perfil na rede social X, nesta terça-feira (30).
Gilmar também endossou uma publicação em que o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, critica o IPC e repete narrativas usadas pela esquerda para acusar o governo Bolsonaro de “retrocesso no combate à corrupção”.
Em 2023, primeiro ano do governo do presidente Lula (PT), a pontuação brasileira diminuiu de 38 para 36 pontos no IPC e colocou o país no mesmo patamar de Argélia, Sérvia e Ucrânia – que está em guerra.
Entre os pontos analisados pela Transparência Internacional estão a “degradação das instituições”; a indicação do advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, para o Supremo Tribunal Federal (STF); a escolha de Paulo Gonet Branco para o cargo de procurador-geral da República (PGR) fora da lista tríplice do Ministério Público Federal; as “emendas de relator” no Congresso; o aumento do fundo eleitoral para R$ 4,9 bilhões neste ano, entre outros.
Após a divulgação do ranking, a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (RS), atribuiu a queda do Brasil no IPC a uma “má vontade e a oposição política da ONG ao presidente Lula e ao PT”.
“Acusar de retrocesso a indicação dos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino ao STF, além da escolha de Paulo Gonet para a PGR, revela apenas a má vontade e a oposição política da ONG ao Lula e ao PT. Queriam que Lula indicasse procurador-geral e ministros lavajatistas?”, escreveu a presidente do PT em suas redes sociais.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião