Um comboio de blindados e outros veículos militares vai passar por Brasília, nesta terça-feira (10), em um desfile informal no mesmo dia em que está prevista a votação sobre a PEC do voto impresso no plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo a Marinha, os blindados estão em deslocamento para a realização da Operação Formosa, um treinamento militar realizado desde 1988 e que este ano, pela primeira vez, contará também com a participação de homens do Exército e da Força Aérea Brasileira. Cerca de 2,5 mil militares participarão do exercício neste ano.
Os militares aproveitarão a passagem do comboio, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Formosa (GO), para convidar o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Walter Braga Netto a assistir ao treinamento no dia 16 de agosto.
A presença maciça de veículos militares acontece em meio a declarações de Bolsonaro sobre agir “fora da constituição” para conter o que chamou de “ditadura da toga”. Essa é a primeira vez que um convite às autoridades para o evento ocorre com um desfile de veículos militares, o qual a assessoria de comunicação da Marinha atribuiu como “uma ação de divulgação do exercício”.
"Nesta terça-feira, pela manhã, comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília, a caminho do Campo de Instrução de Formosa. Na oportunidade, às 8h30, no Palácio do Planalto, serão entregues ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à demonstração operativa", diz a nota da Marinha.
No dia 3 de agosto a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para que ele esclareça a suposta ameaça à realização das eleições de 2022, caso o voto impresso não fosse aprovado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF