O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta quinta-feira (22) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AC), e os líderes da base governista para uma reunião de alinhamento político.
O encontro ocorrerá dias depois da oposição conseguir reunir mais de 130 assinaturas para o pedido de impeachment contra Lula, por sua declaração comparando os ataques de Israel ao extermínio de judeus no Holocausto. O pedido precisa ser aceito por Lira para ser analisado no plenário da Câmara.
Na reunião, também será discutido alguns temas considerados prioritários pelo governo do petista, especialmente as propostas econômicas, como a Medida Provisória, MP 1.202/23, que trata da reoneração da folha de pagamento.
Segundo o ministro das Relações Institucionais, o encontro será para alinhar os interesses do governo e reforçar o diálogo com o Congresso Nacional.
“É um encontro que a gente já queria fazer no final do ano passado, que não conseguiu fazer por causa da agenda do Congresso e do presidente. Uma oportunidade de retomar esse encontro, esse diálogo, reforçar essa agenda”, disse Padilha sobre o encontro com Lira.
Entre os projetos prioritários do governo, Padilha citou, além da reoneração da folha de pagamento, a regulamentação da reforma tributária, que deve ser encaminhada em março, projetos sobre transição ecológica, sobre estímulo ao crédito e a discussão sobre as diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio.
No último dia 9, Lula e Lira estiveram juntos em uma reunião fechada para tratar da relação entre os poderes. O encontro ocorreu após Lira confrontar os vetos do governo ao Orçamento e à medida provisória de reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia durante a cerimônia de abertura do ano legislativo no Congresso.
Os recordes na arrecadação federal não param e o governo insiste em ficar no vermelho
TRF1 autoriza resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Ao anunciar mudanças na Meta, Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF
Secretário de Lula diz que decisão de Zuckerberg é “convite para ativismo da extrema-direita”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF