Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, manda um recado para o público do Global Citizen Festival, que ocorreu em Nova York. Na publicação, Janja aparece falando trechos em inglês mas comete um erro gramatical em português e fala "cidadões" ao invés de "cidadãos", termo correto da palavra.
“Hello, global citizens. Eu não estou aí hoje com vocês, mas eu estou aqui, no Central Park, para fazer um importante chamado aos cidadões globais”, diz Janja na gravação. Apesar da legenda do vídeo utilizar o uso correto do plural de cidadão, a palavra cidadãos, é possível ouvir que a primeira-dama comete o erro gramatical.
Ainda no vídeo, Janja chama atenção para a Aliança Global Contra a Fome, iniciativa lançada pelo governo Lula durante a presidência do Brasil no G20. O programa será oficialmente lançado em novembro, durante a cúpula de líderes do grupo e propõe a criação de um organismo que arrecade dinheiro de países para investir em iniciativas de combate à fome e à pobreza.
"A Aliança é uma iniciativa transformadora que irá conectar políticas públicas bem sucedidas de combate à fome e à pobreza, e fontes de financiamento pública e privado, transformando realidades ao redor do mundo. Acabar com a fome e a pobreza é uma responsabilidade de cada um de nós, também incentivado governos e fundos privados de países ricos a investirem na cesta de políticas públicas da Aliança", disse Janja.
A primeira-dama também faz um convite para a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que o Brasil vai sediar em 2025, em Belém (PA). "Pessoas do mundo todo debaterão sobre o futuro do planeta naquele território ancestral", disse ela em referência à Amazônia.
"Take action to end poverty now and to combat climate change. Esse é o chamado para transformação por um mundo mais justo, solidário e sustentável. Enjoy the festival", finaliza Janja em inglês.
Brasil sedia Global Citizen Festival em 2025
O Global Citizen Festival é um festiva beneficente que arrecada fundos voltados para compromissos globais e de transformação climática. Neste ano, o evento aconteceu em Nova York e arrecadou mais de US$ 1 bilhão.
O Brasil vai ser palco do festival em 2025 e, neste final de semana, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que a banda Coldplay se apresentará durante o evento em solo brasileiro. O vocalista da banda, Chris Martin, é curador do Global Citizen Festival.
Orçamento paralelo de Itaipu com eventos controversos provoca rombo milionário
“Rei do Lixo”: Como operava a organização suspeita de desvios bilionários de emendas
Perseguição a cristãos cresce no mundo em meio a ameaça extremista
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF