A manifestação convocada por Jair Bolsonaro (PL) no último final de semana levou 750 mil pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo, e mostrou a força política que o ex-presidente ainda tem mesmo após a condenação à inelegibilidade e os sucessivos depoimentos à Polícia Federal em diferentes investigações.
Uma pesquisa divulgada nesta quarta (28) pela Quaest comprovou essa percepção ao apontar que 50% dos entrevistados considerou que Bolsonaro sai mais forte da manifestação. O restante do levantamento se dividiu entre indiferente, mais fraco e não soube ou preferiu não responder.
A manifestação contou com a presença de apoiadores e políticos com cargos públicos em diferentes níveis, como governadores, deputados, senadores, entre outros, que buscaram apoiar o ex-presidente.
Diante deste quadro e das autoridades presentes na manifestação, Bolsonaro deveria convocar mais manifestações de rua? Responda à enquete da Gazeta do Povo abaixo.
A manifestação do último domingo (25) foi convocada por Bolsonaro em defesa do Estado Democrático de Direito e de si próprio das investigações de que teria envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Durante o ato, Bolsonaro afirmou que passou “quatro anos sendo perseguido”, e que essa perseguição aumentou desde que deixou a presidência. Ele mencionou a suposta minuta de um decreto para instituir o estado de sítio no país, mas ressaltou que para isso seria necessário convocar o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, algo que não fez.
Bolsonaro também expressou o desejo de “passar borracha no passado” e mencionou os recentes acontecimentos envolvendo investigações da Polícia Federal. Ele declarou que “golpe é tanque na rua” e pediu ao Congresso que aprove um projeto de anistia para perdoar os condenados pelos atentados à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião