Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dê sua opinião!

Enquete: o combate à criminalidade melhorou ou piorou em 2023, sob a gestão de Lula?

Operação da PF: apesar de a responsabilidade pela segurança pública ser em parte dos estados, o governo federal tem grande atribuição no combate à criminalidade (Foto: Divulgação PF)

Ouça este conteúdo

Apesar de a responsabilidade pela segurança pública ser em parte dos estados, que mantêm as corporações de polícia militar e civil, o governo federal tem uma grande atribuição no combate à criminalidade: tanto a Polícia Federal (PF) quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão sob o guarda-chuva do Executivo federal, que responde pelas corporações.

PF e PRF atuam no combate a uma série de crimes, como tráfico de drogas, armas e pessoas, roubos e furtos de veículos e cargas e exploração sexual de crianças. É comum também a ocorrência de ações conjuntas de segurança pública entre o Executivo federal e estados e municípios.

Atuando, por exemplo, na indicação dos diretores das corporações e na elaboração de programas estratégicos do combate à criminalidade, diretrizes ideológicas do governo tendem a afetar diretamente a condução dos trabalhos dessas entidades.

Números mais concretos sobre a segurança pública em 2023 devem sair nos próximos meses. No entanto, a Gazeta do Povo quer saber a sua percepção sobre o assunto. Participe votando na enquete abaixo:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.