Apesar de a responsabilidade pela segurança pública ser em parte dos estados, que mantêm as corporações de polícia militar e civil, o governo federal tem uma grande atribuição no combate à criminalidade: tanto a Polícia Federal (PF) quanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão sob o guarda-chuva do Executivo federal, que responde pelas corporações.
PF e PRF atuam no combate a uma série de crimes, como tráfico de drogas, armas e pessoas, roubos e furtos de veículos e cargas e exploração sexual de crianças. É comum também a ocorrência de ações conjuntas de segurança pública entre o Executivo federal e estados e municípios.
Atuando, por exemplo, na indicação dos diretores das corporações e na elaboração de programas estratégicos do combate à criminalidade, diretrizes ideológicas do governo tendem a afetar diretamente a condução dos trabalhos dessas entidades.
Números mais concretos sobre a segurança pública em 2023 devem sair nos próximos meses. No entanto, a Gazeta do Povo quer saber a sua percepção sobre o assunto. Participe votando na enquete abaixo:
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF