As recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando os ataques de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler no Holocausto, repercutiu na negativamente no mundo e no Brasil.
Lula afirmou durante uma entrevista coletiva realizada na Etiópia neste domingo que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, comparando o conflito atual com o Holocausto.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reagiu duramente às declarações do presidente brasileiro, afirmando que ao comparar Israel ao Holocausto e a Hitler "era ultrapassar uma linha vermelha". Por outro lado, a fala de Lula foi elogiada pelo grupo terrorista Hamas em uma publicação no canal oficial do Telegram.
A comparação "desastrosa" feita pelo petista foi criticada por entidades israelenses e por parlamentares. O partido Novo apresentou uma notícia crime contra o presidente por ele ter praticado o crime de racismo ao proferir uma fala antissemita. A bancada da oposição também deu entrada em um pedido de impeachment contra Lula neste domingo (18).
A Gazeta do Povo quer saber a sua opinião sobre o assunto. Participe votando na enquete:
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF