Os parlamentares de oposição, da bancada do agro, evangélica e de outras frentes parlamentares prometeram, nesta terça-feira (26), obstruir votações no Congresso em uma tentativa de fazer frente ao que consideram intromissões do Supremo Tribunal Federal (STF) no Poder Legislativo. As sessões de terça-feira no Senado e na Câmara dos Deputados, por exemplo, foram canceladas por falta de quórum.
Os deputados querem aprovar leis e propostas de emenda à Constituição que garantam o marco temporal para demarcação das terras indígenas, a criminalização de porte de droga em qualquer quantidade e a defesa da vida desde a concepção. O STF discutiu sobre estes temas recentemente, mas apenas o julgamento do marco temporal foi concluído, quando a Suprema Corte decidiu derrubar a tese, considerando-a inconstitucional, em favor dos indígenas. A decisão desencadeou a reação que está sendo vista no Congresso agora, já que a Câmara dos Deputados havia aprovado um projeto de lei no sentido oposto, legalizando o marco temporal.
Neste cenário, a Gazeta do Povo quer saber a sua opinião: a estratégia de obstrução dará certo? Responda na enquete abaixo!
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião