Os parlamentares de oposição, da bancada do agro, evangélica e de outras frentes parlamentares prometeram, nesta terça-feira (26), obstruir votações no Congresso em uma tentativa de fazer frente ao que consideram intromissões do Supremo Tribunal Federal (STF) no Poder Legislativo. As sessões de terça-feira no Senado e na Câmara dos Deputados, por exemplo, foram canceladas por falta de quórum.
Os deputados querem aprovar leis e propostas de emenda à Constituição que garantam o marco temporal para demarcação das terras indígenas, a criminalização de porte de droga em qualquer quantidade e a defesa da vida desde a concepção. O STF discutiu sobre estes temas recentemente, mas apenas o julgamento do marco temporal foi concluído, quando a Suprema Corte decidiu derrubar a tese, considerando-a inconstitucional, em favor dos indígenas. A decisão desencadeou a reação que está sendo vista no Congresso agora, já que a Câmara dos Deputados havia aprovado um projeto de lei no sentido oposto, legalizando o marco temporal.
Neste cenário, a Gazeta do Povo quer saber a sua opinião: a estratégia de obstrução dará certo? Responda na enquete abaixo!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF