Como mostrado pela Gazeta do Povo, os presidentes dos partidos que apoiaram a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos) tem se reunido para fixar uma mínima coordenação entre os pré-candidatos da direita à Presidência da República. Ao mesmo tempo, tentam atuar na perspectiva de unidade nas eleições de 2026.
Os três caciques partidários envolvidos no ordenamento rumo à desejada candidatura unificada ao Planalto – Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (Republicanos) – têm reforçado a defesa de uma agenda conservadora nos costumes e liberal na economia como o ponto de partida da plataforma comum. Além disso, eles administram a influência de Bolsonaro, tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agora no estratégico papel de apoiador.
Nesse pacto, sem alarde, a "fila" de pré-candidatos montada pelo trio tem a seguinte ordem preliminar atualmente: os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR) e a senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Mudanças nesse cenário podem ocorrer, mas atualmente os líderes partidários apontam que não há chance no momento para se considerar outros nomes.
A Gazeta do Povo quer saber a sua opinião sobre o assunto. Participe votando na enquete:
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião