Ouça este conteúdo
O resultado do segundo turno das eleições municipais de 2024, realizado neste domingo (27), mostrou a força de partidos de centro e de centro-direita e o enfraquecimento da polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
O PSD, de Gilberto Kassab, conseguiu o comando de 891 municípios, entre eles cinco capitais. A disputa pela capital paulista, maior colégio eleitoral do país, apontou para uma direita dividida diante do resultado obtido pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB).
Marçal conseguiu o terceiro lugar após conquistar apoiadores de Bolsonaro, que oficialmente apoiava o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Com o apoio tímido de Bolsonaro a Nunes, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tomou a frente, ajudou a reeleger o emedebista e fortaleceu seu capital político no estado.
Na disputa pelas capitais, o PT levou apenas Fortaleza (CE) e sofreu derrotas, principalmente em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT). Já o PL, de Valdemar Costa Neto e Bolsonaro, conseguiu eleger prefeitos em apenas duas capitais: Cuiabá e Aracaju (SE).
A Gazeta do Povo quer saber quem você acha que realmente venceu as eleições municipais de 2024. Participe da enquete abaixo:
VEJA TAMBÉM:
- Força do antipetismo e vitória da centro-direita: sinais do segundo turno
- Eleições municipais apontam novos rumos para a disputa de Lula e Bolsonaro em 2026
- Derrotado por Nunes em SP, Boulos teve menos votos do que total de abstenções
- Padilha avalia resultado das eleições e pede que PT faça “avaliação profunda”