Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente Lula (PT) oficializou a indicação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no lugar de Flávio Dino, que ocupará uma cadeira no Supremo.
Lewandowski, que foi indicado por Lula ao STF em 2006, é um grande aliado do petista e tem um longo histórico de decisões favoráveis a Lula enquanto atuou na Corte, o que inclui a anulação de provas produzidas contra o atual presidente a partir do acordo de leniência celebrado entre a empreiteira Odebrecht e o MPF e o trancamento de três ações penais contra o petista em de fevereiro do ano passado.
Por outro lado, uma das razões centrais para o STF declarar o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro parcial em julgamentos da Lava Jato, com voto de Lewandowski, anulando provas contra Lula, foi justamente o fato de Moro ter se tornado ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL). Agora o ex-ministro do STF torna-se ministro da Justiça de Lula.
A Gazeta do Povo quer saber a sua opinião sobre o assunto. Participe votando na enquete abaixo:
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião