Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vídeo

Entenda em 1 minuto: regiões críticas de Covid-19 (mortes por milhão de habitantes)

Coronavírus e COVID-19: Ranking com mortes por milhão de habitantes dos estados brasileiros.
Coronavírus e COVID-19: Ranking com mortes por milhão de habitantes dos estados brasileiros. (Foto: )

Ouça este conteúdo

Um estudo feito pelo IBGE a partir de dados do cadastro nacional de estabelecimentos de saúde mostrou quais são os lugares mais críticos durante a pandemia do novo coronavírus.

São lugares que sofrem não só com o alto numero de doentes, mas principalmente com a baixa oferta de médicos, enfermeiros, leitos de UTI e respiradores.

Segundo o levantamento, os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará e Maranhão são os mais sofrem com os efeitos da COVID-19 por causa da falta de médicos. No Amazonas, são 111 profissionais para cada 100 mil habitantes.

A falta de leitos em UTI é outro problema grave. A região Norte é a mais afetada. Em Roraima, para cada 100 mil habitantes, tem apenas 4 leitos disponíveis. No Acre, são 5 e 7 no Piauí.

O principal dado mostrado pelo estudo foi que o colapso no sistema de saúde dessas regiões coincidiu com a baixa oferta de profissionais, leitos e equipamentos que existia antes da pandemia. O que já era deficitário se tornou caótico com o coronavírus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.