Você sabe quais são as características clássicas do fascismo? O uso da expressão vem ganhando força e sendo utilizada como sinônimo de autoritarismo, racismo e perseguição política.
>> Siga a Gazeta do Povo no Instagram
O fascismo nasceu, especificamente, para se referir ao movimento italiano que surgiu entre a primeira e a segunda guerra mundial com Benito Mussolini, mas também influenciou outros regimes de exceção, como o nazismo alemão, o franquismo espanhol, o salazarismo de Portugal.
Uma das marcas mais profundas do fascismo é o culto ao chefe-líder, tido como a única pessoa capaz de guiar a nação ao seu destino.
Desprezo pelo comunismo, socialismo e anarquismo; assim como pelos valores liberais, como a democracia representativa, também definem uma política fascista.
Outros vestígios relevantes para definir o fascismo: militarização da política; mobilização das massas; controle total do estado na economia e cultura; perseguição contra aqueles vistos como "inimigos do povo"; além do desprezo pelos métodos políticos tradicionais.
>> Quer saber mais? Tudo sobre o fascismo e antifas (página especial)
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF