- Com os casos recentes de ataques, vêm as preocupações: o que as escolas devem fazer? Como pais podem ajudar? Episódio do podcast 15 Minutos fala do tema
*) Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre um tema que, infelizmente, está cada vez mais no noticiário: os ataques violentos a escolas.
Antes do último caso, ocorrido em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, e que chocou todo o país, uma pesquisa realizada pela Unicamp levantou 23 registros de ataques com violência extrema em escolas no Brasil desde 2002. Outra pesquisa, feita pela Universidade de São Paulo (USP), mostra o crescimento acelerado dos ataques: foram mais de dez apenas nos últimos dez meses.
Os dados estão em um artigo sobre o tema, publicado recentemente na Gazeta do Povo por Lorena Nogarolli, que é especialista em reputação e gestão de crises de imagem em instituições de ensino.
Com os casos, vêm as preocupações: o que as escolas devem fazer? O que os pais devem fazer? E como evitar que o clima de pânico se alastre?
São estes os temas desta conversa do jornalista Márcio Miranda com Fernando Brafmann. Ele tem 30 anos de experiência em segurança, proteção de pessoas e instalações, antiterrorismo, inteligência e gerenciamento de crises.
Brafmann também é diretor do grupo MAGAV, responsável pela divisão de proteção a estabelecimentos de ensino, e assessor de segurança de vários colégios.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF