A direita no Brasil comemorou a vitória do candidato libertário Javier Milei na Argentina na noite deste domingo (19). Nas redes sociais, políticos mencionaram a "derrota do Foro de São Paulo", celebraram a liberdade, o fim do kirchnerismo no país vizinho e até sugeriram que a direita pode voltar também a governar o Brasil.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao cumprimentar Milei pela vitória, disse que a "esperança volta a brilhar" na América do Sul. "Parabéns ao povo argentino pela vitória com Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós".
O senador Sergio Moro (União-PR), na mesma linha, disse que "o fim do kirchnerismo na Argentina representa uma luz para todo o continente".
A deputada federal Bia Kicis também comemorou a vitória da direita, apesar de, segundo ela, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter "tentado atrapalhar", em referência às tentativas do petista de ajudar a economia do governo argentino. "Derrota do Foro de São Paulo. Vitória para a direita. O Brasil tentou atrapalhar mas dessa vez não conseguiu. Grande dia! Não será fácil com a oposição esquerdista que bem conhecemos por isso desejamos sorte, sabedoria e força a Milei", afirmou.
Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), publicou apenas a palavra "voltaremos", sugerindo que a vitória de Milei dá ânimo para a direita no Brasil voltar ao governo federal em 2026.
Na mesma toada, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que "pouco a pouco" a direita vencerá a esquerda na América Latina. "Parabéns, Milei. Que Deus ilumine seu caminho na presidência. A Casa Rosada trará desafios gigantescos, mas tenho certeza de que você fará o melhor pela Argentina. Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina. Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!".
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) declarou que a vitória de Milei deve servir para uma autocrítica para a esquerda sul-americana e o Partido dos Trabalhadores. "A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!"
As deputadas federais de Santa Catarina Carol de Toni (PL) e Júlia Zanatta (PL) e deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) também celebraram. "Viva a liberdade", disse Zanatta. "Uma grande vitória da direita no continente", afirmou De Toni. " Milei presidente é nova esperança aos hermanos e nova esperança para o Brasil!", tuitou Van Hattem.
Felicitações a Milei também vieram dos deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF