O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos aplicou sanções contra um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) acusado de lavar mais de R$ 1,2 bilhão (cerca de US$ 240 milhões) para a facção criminosa.
Diego Macedo Gonçalves do Carmo, conhecido como “Brahma” ou “Magrelo”, foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, em novembro de 2022. Ele cumpre pena na Penitenciária Federal de Porto Velho (RO).
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC, na sigla em inglês) considera Brahma uma “peça-chave” na operação financeira do PCC.
“Com uma extensa rede em toda a América Latina, bem como uma presença global em expansão, o PCC representa uma das organizações de tráfico de drogas mais preocupantes na região”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson, em nota.
O departamento destacou que Diego Macedo, mesmo preso, segue dando ordens à facção. Além disso, o Tesouro dos EUA apontou Brahma como um dos envolvidos no assalto a uma agência do Banco do Brasil em Uberaba (MG), em 2019. Segundo os EUA, a ação contra o membro do PCC só foi possível com a cooperação das autoridades brasileiras.
"A ação de hoje faz parte de um esforço de todo o governo para combater a ameaça global representada pelo tráfico de drogas ilícitas para os Estados Unidos, que está provocando a morte de dezenas de milhares de americanos anualmente, bem como inúmeras overdoses não fatais", diz o comunicado.
O Tesouro americano bloqueou todas as transações envolvendo bens e interesses em bens de Brahma que estejam nos Estados Unidos ou que sejam realizadas por pessoas dos EUA. Esses bens devem ser reportados ao departamento.
O OFAC também determinou que quaisquer entidades que tenham a participação de Diego Macedo, direta ou indiretamente, com 50% ou mais das ações, também estão bloqueadas.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião