Demitido da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por uma postagem ofensiva nas redes sociais em meados de outubro, o jornalista Hélio Doyle vai seguir recebendo o salário de R$ 34 mil por seis meses. Ele foi beneficiado por uma decisão da Comissão de Ética tomada em uma reunião no dia 11 de dezembro.
A decisão segue a jurisprudência de conceder uma quarentena remunerada a ex-servidores do alto escalão do governo federal que tiveram acesso a informações privilegiadas. No caso de Doyle, a polêmica envolveu um tuíte do cartunista Carlos Latuff que ele compartilhou chamando apoiadores de Israel de “idiotas”.
“Preenchi o pedido, encaminhei à comissão e fui comunicado da decisão”, disse em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. Doyle estava à frente da EBC desde fevereiro e passou oito meses no cargo.
Ana Moser também recebe benefício após ser demitida de ministério
A concessão de quarentena remunerada não é exclusividade de Doyle. A ex-ministra dos Esportes, Ana Moser, também recebeu o benefício após ser exonerada para dar mais espaço ao Centrão no governo.
Ao contrário de Doyle, Moser não apresentou uma proposta de trabalho ao solicitar a quarentena remunerada, alegando ter sido contatada por diversas empresas interessadas em sua consultoria nas áreas relacionadas ao Ministério do Esporte.
A prática da Comissão de Ética de dispensar a apresentação de uma proposta de trabalho se baseia na sensibilidade dos cargos desempenhados pelos ex-servidores. Cargos como ministro da Economia ou presidente do Banco Central poderiam ser exceções a essa regra.
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13.ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF