A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na tarde desta segunda-feira (9), um helicóptero vindo da Venezuela que transportava cerca de 240 kg de drogas. Em nota, a FAB informou que a aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. A operação ocorreu próximo a Manaus (AM).
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) em conjunto com a Polícia Federal. Militares e policiais utilizaram na operação duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk.
“Seguindo os procedimentos de interceptação, o piloto de um dos A-29, enquanto realizava o acompanhamento discreto, observou que o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde próxima a Manaus, por volta das 16h40 (horário de Brasília)”, diz o comunicado da FAB.
Agentes da PF a bordo do H-60 Black Hawk da FAB assumiram as Medidas de Controle no Solo (MCS) e apreenderam a carga de skank, uma variação mais potente da maconha. Segundo a FAB, o piloto conseguiu fugir antes da chegada das autoridades.
“A interceptação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública”, ressaltou a FAB.
O Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comae, major-brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, destacou que a “operação bem-sucedida reflete a capacidade da Força Aérea Brasileira de integrar os próprios recursos aeroespaciais e de coordenar rapidamente com a Polícia Federal uma ação de combate ao narcotráfico”.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF