O secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, está infectado com o coronavírus e permanece em quarentena domiciliar. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República nesta quinta-feira (12).
De acordo com o texto, o serviço médico da Presidência da República "adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto".
Ainda segundo a nota, o governo brasileiro já comunicou as autoridades norte-americanas a respeito do caso.
Wajngarten foi um dos membros da comitiva que viajou com o presidente Jair Bolsonaro aos EUA. Outros ministros também estavam no grupo, como o general Augusto Heleno, Ernesto Araújo e Bento Albuquerque. Todos os integrantes da comitiva, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, estão sendo monitorados desde a última quarta-feira (11), quando Wajngarten apresentou sintomas de gripe.
De acordo com o portal O Antagonista, o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, montou um gabinete de crise para monitorar a saúde do presidente e dos demais participantes da viagem.
Secretário participou de jantar com Trump e Bolsonaro
Como integrante da comitiva de Bolsonaro, Wajngarten participou de eventos oficiais não só com o presidente brasileiro, mas também com o presidente norte-americano, Donald Trump. No último sábado (7), o secretário esteve em um jantar com a presença de ambos. Nesta semana, o secretário chegou a postar fotos em que aparece abraçado a Trump e Bolsonaro.
A coluna Radar, da revista Veja, informa que a estimativa do Planalto é de que pelo menos 50 pessoas tiveram contato com Wajngarten durante a viagem aos EUA. De acordo com o The Intercept Brasil, outras três pessoas que estavam na comitiva apresentam sintomas.
Leia a íntegra da nota encaminhada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República:
O Serviço Médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto.
Isso porque um dos integrantes do grupo, o Secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do novo coronavírus Covid-19, confirmado em contraprova já realizada.
O governo brasileiro também já comunicou às autoridades do governo norte-americano a ocorrência do evento para que elas também adotem as medidas cautelares necessárias.
O Secretário de Comunicação está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF