#236 - Relatório produzido por consultores legislativos da CPMI das Fake News classificou a Gazeta do Povo, jornal fundado em 1919, como divulgador de “notícias falsas”
***1) O documento foi produzido a pedido da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, que está em curso atualmente no Congresso Nacional. A classificação negativa ao veículo centenário, e detentor de diversos prêmios jornalísticos, foi dada, segundo a relatoria da comissão, após consulta de seis agências verificadoras.
A Gazeta procurou as seis agências indicadas. Todas desmentiram a versão da relatora. Comprova, Aos Fatos, Estadão Verifica, Boatos.org, Lupa e E-Farsas relataram não terem sido consultados pela comissão para o fornecimento de informações sobre a Gazeta e nem sobre outros veículos mencionados na relação.
O presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, disse considerar "lamentável e absolutamente surpreendente" a inclusão da Gazeta do Povo em uma lista de veículos que divulgariam notícias falsas.
Já o ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro se solidarizou com a Gazeta do Povo pela inclusão do jornal na lista. Ele disse acreditar ter havido "um grande erro" na elaboração da relação divulgada pela CPMI das Fake News, em funcionamento no Congresso Nacional.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, o editor da Gazeta do Povo em Brasília, Olavo Soares, fala do assunto.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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