#230 - Duas operações deflagradas pela Polícia Federal geraram grande repercussão - uma, a Placebo, mirou Wilson Witzel, adversário de Bolsonaro, outra, contra fake news, chegou a empresários e apoiadores próximos ao presidente
***1) Fake News e "Placebo": duas ações realizadas entre a terça (26) e a quarta-feira (27) agitaram o país. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (27), 29 mandados de busca e apreensão no âmbito do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a produção de fake news contra a Corte. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito.
Entre os investigados estão empresários como o dono da Havan, Luciano Hang; Edgard Corona, da rede de academias Smart Fit; Reynaldo Bianchi Junior (o humorista Rey Bianchi); e Winston Rodrigues Lima (militar reformado e coordenador de atos pró-Bolsonaro).
Já na terça-feira (26), a PF deflagrou a Operação Placebo, que investiga irregularidades na aplicação dos recursos destinados ao estado de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Um dos alvos da ação é o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). A operação foi autorizada pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Witzel, que é hoje adversário político de Jair Bolsonaro, disse, em nota, que a "a interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada".
Neste episódio do podcast 15 Minutos, as editoras de República Giulia Fontes e Kelli Kadanus analisam os impactos das operações deflagradas pela PF contra aliados e adversários do governo Bolsonaro.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião