A declaração do ex-presidente do PT José Genoino, neste final de semana, sugerindo um boicote a empresas comandadas por judeus ou vinculadas ao estado de Israel, repercutiu negativamente no ambiente político e também no meio jurídico.
Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Giuliano Miotto, advogado e presidente do Instituto Liberdade e Justiça (ILJ), disse que a declaração do petista é “extremamente abjeta e criminosa” ao defender “o corte das relações comerciais” do Brasil com o Estado de Israel.
“Basta lembrar que tal fala pode ser caracterizada como crime de preconceito e de incitação ao ódio, previstos na legislação penal brasileira”, disse Miotto.
O advogado ainda salienta que “Genoino não vê qualquer problema em o Brasil ter relações comerciais com países governados por ditaduras que desrespeitam sistematicamente os direitos humanos de sua própria população”. Porém, cita que o petista vê como “uma boa solução não ter relações com um país onde vigora a única democracia da região e que apenas está exercendo seu direito de sobrevivência”.
O comentário de Genoino contra judeus e israelitas foi feito no sábado (20) durante uma transmissão do canal Diário do Centro do Mundo, depois dos apresentadores do programa lerem a mensagem de um dos telespectadores criticando a dona da Magazine Luiza por encabeçar um abaixo-assinado contra o apoio do governo Lula à investigação contra Israel por genocídio.
Ao comentar o fato, Genoino sugeriu o boicote a determinadas empresas de judeus. “Essa ideia da rejeição, essa ideia do boicote por motivos políticos, que fere o interesse econômico, é uma forma interessante. Inclusive houve esse boicote a determinadas empresas de judeus”, afirmou o petista.
Ao reagir à fala de Genoino, a a Confederação Israelita do Brasil (Conib) lembrou que “o boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”. Entidades judaicas também repudiaram a fala antissemita, e nesta segunda (22) a deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou denúncia contra o petista por “racismo” contra judeus.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião