O bairro Vila Mariana, onde está localizada a Cinemateca Brasileira, sofreu com a falta de luz na manhã deste sábado (27). O fato despertou preocupação: o gerador de energia da instituição apresenta problemas, o que colocou em risco o seu acervo - o maior de audiovisual da América Latina, com cerca de 250 mil rolos de filmes, além de mais de um milhão de documentos.
O local ficou sem luz das 10 horas às 14 horas. Altamente inflamável, o material original em celuloide das fitas ali guardadas demanda refrigeração em temperatura constante. Sem o gerador, uma interrupção mais longa do funcionamento das câmaras climatizadas pode gerar desastres, com o risco de autocombustão dos itens.
Um dos organizadores das recentes manifestações em defesa da instituição, o cineasta Roberto Gervitz considera o episódio deste sábado "um sinal de alerta de que a situação da Cinemateca está cada vez mais crítica".
Por conta de um impasse com o governo federal, nenhuma parcela do repasse previsto de R$ 12 milhões para a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), organização social que gerenciava a Cinemateca, foi depositada.
Em 12 de junho, funcionários ligados à associação decidiram entrar em greve, com o intuito de pressionar o conselho administrativo a resolver a sua situação, já que estavam sem receber os salários desde abril.
"A Cinemateca precisa de oxigênio; é como se estivesse com covid-19, sem respirador artificial", comenta Gervitz, ressaltando que a instituição precisa de soluções imediatas para saldar dívidas, restaurar brigadas contra incêndio, retomar a vigilância e garantir que a energia não seja cortada por falta de pagamento.
No dia 18 de junho, a instituição chegou a ganhar alívio no prazo da cobrança de luz. Por meio de negociação feita pelo vereador de São Paulo Gilberto Natalini, terá prazo maior para quitar as dívidas antes de ter a energia elétrica cortada.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião