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A influência do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na Caixa Econômica Federal vai além de apenas conseguir emplacar um indicado à presidência do banco e provocar a demissão de Rita Serrano, escolhida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no começo do governo.
Lira conseguiu emplacar a empresa do filho para negociar contratos de publicidade do banco estatal. Arthur Lira Filho, de 23 anos, é sócio da Omnia 360, que atua como representante de veículos de mídia envolvidos em campanhas publicitárias de diversos órgãos públicos – a Caixa entre eles.
Entre essas empresas representadas pela Omnia 360 estão a OPL Dikgital, RZK Digital e Rocket Digital, todas envolvidas em campanhas de publicidade da Caixa em 2022 e 2023, segundo apuração da Folha de São Paulo publicada nesta quinta (26) com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI). À Gazeta do Povo, o banco confirmou que a empresa prestou serviços representando as agências citadas, e que a seleção ocorreu mediante licitação.
A Caixa, à Folha, não divulgou os valores pagos a cada veículo de mídia, mas disse que foram gastos R$ 305 milhões em serviços de publicidade em 2022.
Segundo a apuração, a Rocket Digital é uma fornecedora da Caixa e tem entre seus proprietários Maria Cavalcante, que é sócia da Omnia, e Rodolfo Maluf Darakdjian, dono da OPL.
Maria Cavalcante é filha de Luciano Cavalcante, ex-assessor de Arthur Lira que foi alvo de uma investigação da Polícia Federal por supostos desvios na compra de kits de robótica com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O inquérito foi suspenso em julho por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Caixa também disse à Gazeta do Povo que não possui contratos diretos com a Omnia 360. A empresa recebe comissões dos veículos de mídia que representa quando exibem anúncios em diferentes formatos, como outdoors ou online -- 15%, segundo informações da OPL à Folha.
Apesar de afirmar que não tem contratos diretos com a empresa, a Caixa confirmou à apuração que sócios da Omnia 360 fizeram 26 visitas entre 2021 e 2022, incluindo quatro visitas de Arthur Lira Filho, em que ele esteve acompanhado por representantes da RZK Digital. Já em 2023, a Caixa afirmou que não recebeu representantes.
As empresas representadas pela Omnia, que têm relações com a Caixa, já veicularam anúncios de campanhas publicitárias de órgãos governamentais, incluindo a Secretaria de Comunicação Social, Ministérios da Saúde e Educação e o Banco do Brasil.
A Omnia, as demais empresas e Lira foram procurados e não se pronunciaram.