O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) negou nesta quinta (25) que tenha obtido qualquer tipo de benefício com o programa da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que supostamente monitorava celulares e tablets de políticos e juízes entre os anos de 2018 e 2021.
A suspeita surgiu na esteira das investigações que levaram à Operação Vigilância Aproximada, desencadeada pela manhã e que cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O parlamentar era diretor da agência em parte do período em que a apuração da Polícia Federal aponta o uso do programa.
Flávio Bolsonaro afirma que a suspeita contra ele é uma “mentira” que tenta criar “falsas narrativas” envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“É mentira que a Abin tenha me favorecido de alguma forma, em qualquer situação, durante meus 42 anos de vida. Isso é um completo absurdo e mais uma tentativa de criar falsas narrativas para atacar o sobrenome Bolsonaro”, disse o senador à Gazeta do Povo através de seu departamento de comunicação.
O senador disse, ainda, que teve a vida “virada do avesso” por quase cinco anos e que nada que pudesse atingi-lo foi encontrado. Flávio Bolsonaro afirma que a investigação contra ele foi arquivada por tribunais superiores “com teses tão somente jurídicas”.
As investigações da PF apontam que o software FirstMile, comprado durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) e desativado no terceiro ano de Bolsonaro, teria sido utilizado para monitorar aparelhos celulares e tablets de políticos e juízes sem autorização judicial.
A operação desta quinta (25) foi um desdobramento da ação Última Milha, desencadeada em outubro do ano passado para apurar as primeiras suspeitas de espionagem utilizando o programa.
Na época, Ramagem disse que determinou uma formal em todos os contratos ao assumir o cargo em 2019 e que a análise levou a um pedido de correição na Corregedoria-Geral da Abin, e que a ação da PF foi resultado do "trabalho de austeridade promovido na nossa gestão".
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião