A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se articula para aprovar projetos de lei do Pacote Anti-Invasão na Câmara dos Deputados e derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana.
Em reunião da FPA, nesta terça-feira (23), o presidente da bancada, deputado Pedro Lupion (PP-PR), criticou as recentes invasões feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e destacou que o pacote anti-invasão pode coibir esses crimes.
“Existem vários projetos que a gente pode dar como resposta a esse absurdo, que em pleno abril de 2024, vemos uma meta do MST de ocupar 50 propriedades privadas, já com 40 invadidas até o momento. Então é um absurdo e completamente fora de propósito", declarou.
De acordo com Lupion, o aumento de invasões em propriedades rurais podem afugentar investimentos no setor. “Insegurança jurídica no campo faz com que a gente perca investimentos, geração de empregos e crescimento do nosso PIB. Nós, agro, somos responsáveis por um terço da nossa economia, mais de 30% dos empregos e carregamos o PIB durante toda a pandemia, e esse ano provavelmente faremos de novo mesmo com a crise que nós estamos enfrentando”, disse.
Nesta terça (23), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou o projeto de lei, PL 709/23, que visa impedir invasores de propriedades particulares de receberem benefícios de programas assistenciais federais e ocuparem cargos públicos.
O deputado Zucco (PL-RS) enalteceu a aprovação da proposta, a qual, segundo ele, pode enfraquecer os movimentos criminosos. “Todo invasor identificado, não poderá ser nomeado em cargo público, não poderá participar do Programa da Reforma Agrária, e nem receber auxílio dos programas sociais como Bolsa Família,” explicou.
Em relação aos vetos presidenciais, os membros da FPA pretendem incluir e derrubar os vetos de interesse do setor na sessão do Congresso Nacional, marcada para essa quarta-feira (24).
“Nosso compromisso é pela derrubada de todos os vetos, é importante a gente reiterar a quebra constante de acordos feitos dentro do Congresso Nacional”, ressaltou Lupion.
Um dos vetos que a bancada do agro pretende derrubar é ao projeto de modernização de pesticidas. De acordo com Lupion, o tema tramitou por mais de 20 anos no Congresso e teve aprovação quase unânime no Senado. “Temos uma batalha árdua para fazer funcionar esse sistema que quer modernizar, desburocratizar e fazer com que tenhamos acesso a moléculas mais modernas e produtos melhores para o agro brasileiro”, afirma Lupion.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF