Os ministros Luiz Fux e Rosa Weber tomaram posse como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente, nesta quinta-feira (10), para o biênio 2020-2022. Fux assumiu também a presidência do Conselho Nacional de Justiça, posto tradicionalmente ocupado pelo chefe do poder Judiciário.
A cerimônia foi reservada e ocorreu no prédio histórico do Supremo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o STF adotou um esquema especial de segurança sanitária. Apenas 50 pessoas acompanharam a posse dentro do plenário da Corte. Placas acrílicas foram instaladas na bancada dos ministros. O uso de máscara foi obrigatório e todos os presentes tiveram a temperatura corporal medida antes de entrar no recinto. Ainda para garantir a segurança de todos, não houve cumprimentos aos empossados e nem recepção após a cerimônia.
Dentre os convidados presenciais estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro; os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; os demais ministros do STF (com exceção de Celso de Mello, que está com problemas de saúde); familiares e amigos mais próximos dos empossados. Fux substitui Dias Toffoli, que comandava o STF desde 2018.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF