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15 Minutos

Por que o governo só gastou 30% do orçamento da Saúde contra o coronavírus?

#249 - Mesmo com vírus avançando, Ministério da Saúde gastou menos de 30% do orçamento de combate ao coronavírus

***1) Com o país ostentando o segundo maior número de casos no mundo, o Ministério da Saúde gastou até agora menos de 30% do crédito extraordinário liberado para o combate ao coronavírus.

O ministro interino, Eduardo Pazuello, considera o volume de gastos “bom” até o momento. O Tesouro Nacional mantém um monitor com os gastos da União com o combate à Covid-19. Segundo o monitor, a Saúde tem R$ 38,1 bilhões disponíveis, dos quais já gastou R$ 11,2 bilhões (29%).

Essa taxa de execução está mais baixa que a do orçamento total das ações de combate à pandemia, que inclui, em sua maioria, medidas para mitigar os efeitos econômicos do coronavírus.

Neste episódio do podcast 15 Minutos, a repórter de República da Gazeta do Povo, Camila Abrão, detalha o assunto.

***2) O Centrão pode "melar" o adiamento das eleições 2020? Pressionado por prefeitos, o bloco de deputados se movimenta para barrar no Congresso o adiamento das eleições municipais. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda a data das disputas por causa da pandemia do novo coronavírus foi aprovada na terça-feira (23) no Senado, mas ainda precisa passar pelo crivo da Câmara e não há acordo. O Centrão já avisou que não dará os votos necessários e tem o aval do presidente Jair Bolsonaro nessa articulação.

***O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

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