#249 - Mesmo com vírus avançando, Ministério da Saúde gastou menos de 30% do orçamento de combate ao coronavírus
***1) Com o país ostentando o segundo maior número de casos no mundo, o Ministério da Saúde gastou até agora menos de 30% do crédito extraordinário liberado para o combate ao coronavírus.
O ministro interino, Eduardo Pazuello, considera o volume de gastos “bom” até o momento. O Tesouro Nacional mantém um monitor com os gastos da União com o combate à Covid-19. Segundo o monitor, a Saúde tem R$ 38,1 bilhões disponíveis, dos quais já gastou R$ 11,2 bilhões (29%).
Essa taxa de execução está mais baixa que a do orçamento total das ações de combate à pandemia, que inclui, em sua maioria, medidas para mitigar os efeitos econômicos do coronavírus.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, a repórter de República da Gazeta do Povo, Camila Abrão, detalha o assunto.
***2) O Centrão pode "melar" o adiamento das eleições 2020? Pressionado por prefeitos, o bloco de deputados se movimenta para barrar no Congresso o adiamento das eleições municipais. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda a data das disputas por causa da pandemia do novo coronavírus foi aprovada na terça-feira (23) no Senado, mas ainda precisa passar pelo crivo da Câmara e não há acordo. O Centrão já avisou que não dará os votos necessários e tem o aval do presidente Jair Bolsonaro nessa articulação.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF