O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou o ministro Alexandre de Moraes durante a sessão de encerramento do judiciário, nesta quinta-feira (19).
Ao comentar sobre as investigações acerca da suposta tentativa de golpe de Estado, Mendes destacou que o colega Alexandre de Moraes “enche de orgulho a nação brasileira”.
“Sem ignorar que dita trama ainda é objeto de investigação pelas instâncias competentes, é preciso mais uma vez ratificar: Vossa Excelência, ministro Alexandre, enche de orgulho a nação brasileira, demonstrando, ao mesmo tempo, ponderação e assertividade na condução dos múltiplos procedimentos adotados para a defesa da democracia em nossa pátria”, declarou.
De acordo com o ministro, os fatos revelados pelas investigações causam “perplexidade e indignação”. “Perante notícias públicas de que verdadeira organização criminosa estaria planejando típico golpe de Estado, é preciso reconhecer que chegamos a graus de paroxismos desconhecidos na história brasileira”, afirmou.
Moraes é o relator do inquérito do suposto golpe em que a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 37 pessoas pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O relatório final da investigação já está com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a quem cabe apresentar denúncia – a expectativa é que isso ocorra no ano que vem, quando o STF também poderá analisar as acusações e abrir uma ação penal, ao fim da qual os indiciados poderão ser condenados ou absolvidos.
O caos se instalou, Lula finge não ser culpado e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; acompanhe o Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF