Os ministros substitutos do TSE Antonio Carlos Ferreira e Gilmar Mendes.| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE.
Ouça este conteúdo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira tomaram posse nesta terça-feira (13) como ministros substitutos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CARREGANDO :)

No mês passado, Mendes foi eleito simbolicamente pelo Supremo para ocupar o cargo. É a terceira passagem do ministro pela Corte eleitoral, que foi presidida por ele nos anos de 2006 e 2016, informou a Agência Brasil; Já Antonio Carlos Ferreira foi escolhido no dia 9 de maio para compor a vaga destinada a membros do STJ aberta em razão do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, no dia 8 de abril.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, comemorou a posse dos colegas. “É uma grande alegria para a Justiça Eleitoral contar com a experiência do ministro Gilmar Mendes, que retorna para a terceira passagem nesta Casa em que foi presidente por duas vezes. O ministro Antonio Carlos Ferreira, paulista, é um amigo que vem para somar ao Tribunal da Democracia, e a presença de tanta gente aqui hoje demonstra o prestígio da Justiça Eleitoral”, disse.

Publicidade

Além de Gilmar Mendes, os ministros Dias Toffoli e André Mendonça também compõem as vagas de ministros substitutos oriundos do STF. As vagas efetivas pertencem a Alexandre de Moraes, atual presidente, Cármen Lúcia e Nunes Marques. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois advogados com notório saber jurídico.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]