Ouça este conteúdo
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RS), criticou a declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e negou que o "PT acha tudo errado" na área econômica.
Gleisi se posicionou sobre a entrevista de Haddad ao jornal O Globo, onde ele comentou sobre as críticas que recebe dentro do PT e disse que o partido não pode celebrar os resultados alcançados pela economia e achar que "está tudo errado".
A deputada negou as declarações do ministro sobre as críticas por parte da sigla, e disse ao Globo que o partido não acha que “está tudo errado” nas ações de Haddad e afirmou ser um “direito do partido” fazer alertas. Ela afirmou haver preocupação com uma “política fiscal contracionista”.
“É um direito do partido e até um dever fazer esses alertas e esse debate, isso não tem nada de oposição ao ministro e nem a ninguém. É da nossa tradição”, disse Gleisi.
Em relação a sucessão do presidente Lula, Gleisi classificou como “extemporânea” a fala do ministro. Haddad disse que o nome do chefe do Executivo era um “consenso” para as eleições de 2026, mas que, eventualmente, deveria haver uma discussão sobre isso nas disputas futuras.
"Acho extemporânea a discussão sobre a sucessão do presidente Lula. Nós precisamos fazer com que tudo dê certo porque é isso que vai garantir a sucessão, inclusive a reeleição de Lula na próxima eleição", disse Gleisi.