Ouça este conteúdo
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta segunda-feira (23) que o partido avaliará a possibilidade de ter um candidato próprio à presidência da Câmara em 2025. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não poderá concorrer a um novo mandato para se manter na função.
“Estão grandes as movimentações políticas, extemporâneas por sinal, para a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados. É importante esclarecer que o PT ainda não discutiu o assunto, o fará no momento oportuno, com a direção nacional em conjunto com sua bancada, a bancada da Federação e dos demais partidos próximos, avaliando, inclusive, a possibilidade de lançar candidatura própria ou de seu campo político”, disse a parlamentar na rede social X.
Em 2015, foi a última vez que o PT teve candidato próprio ao comando da Câmara com Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele foi derrotado por Eduardo Cunha, então deputado pelo MDB do Rio de Janeiro. O episódio piorou a relação de Cunha com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) antes do processo de impeachment.