A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (RS), atribuiu a queda do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, divulgada pela Transparência Internacional nesta terça-feira (30), a uma “má vontade e a oposição política da ONG ao presidente Lula e ao PT”.
Segundo Hoffmann, a “ONG Transparência Internacional tem longa trajetória de desinformação sobre os governos do PT” e ainda disse que eles “passaram do limite” ao apontar que o Brasil despencou dez posições e alcançou o 104º lugar entre 180 países. A pontuação brasileira diminuiu de 38 para 36 pontos e colocou o país no mesmo patamar de Argélia, Sérvia e Ucrânia – que está em guerra.
Entre os pontos analisados pela Transparência Internacional para a piora do Brasil no ranking estão a “degradação das instituições”; a indicação do advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, para o Supremo Tribunal Federal (STF); a escolha de Paulo Gonet Branco para o cargo de procurador-geral da República (PGR) fora da listra tríplice do Ministério Público Federal; as “emendas de relator” no Congresso; o aumento do fundo eleitoral para R$ 4,9 bilhões neste ano, entre outros.
“Acusar de retrocesso a indicação dos ministros Cristiano Zanin e Flavio Dino ao STF, além da escolha de Paulo Gonet para a PGR, revela apenas a má vontade e a oposição política da ONG a @LulaOficial e ao PT. Queriam que Lula indicasse procurador-geral e ministros lavajatistas?”, escreveu a presidente do PT.
Hoffmann também cobrou explicações da ONG sobre quem financia o trabalho deles e o envolvimento dele com o ex-juiz e senador Sérgio Moro, além do ex-deputado federal Deltan Dallagnol.
“Poucos saíram tão desmoralizados das investigações sobre os crimes da Lava Jato quanto a tal Transparência Internacional, que de transparente só tem o nome”, disse a petista.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião