Ouça este conteúdo
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann, incitou a militância petista contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Derrotamos o Bolsonaro, mas ainda temos que derrotar o bolsonarismo”, disse Gleisi ao discursar na abertura da Conferência Eleitoral do PT para 2024, em Brasília, nesta sexta-feira (8).
“Não basta só mostrar os bons programas que estamos implementando. É preciso mostrar a destruição que Bolsonaro e sua turma fizeram no Estado brasileiro. Esse campo político não pode baixar a guarda. Se isso acontecer [...] eles poderão voltar. Por isso, em luta companheiros e companheiras”, disse a presidente do PT ao elogiar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos atos do dia 8 de janeiro e pedir "cadeia" para Bolsonaro.
“Temos de reconhecer aqui, particularmente, o papel do Supremo Tribunal Federal, que em nenhum momento titubeou nas investigações e punições aos golpistas; decisões didáticas, que servem para corrigir comportamentos futuros”, afirmou Gleisi.
Gleisi ainda acusou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de “sabotar o país”; criticou as “forças conservadoras” no Congresso que “exercem influência desmedida no Legislativo e até no Executivo”; e disse que a militância precisa se fortalecer nas redes sociais para combater o avanço da direita.
Durante a conferência, o presidente Lula reclamou das brigas internas do PT, apelou para que a militância retomasse a fórmula de trabalho do início da formação do partido - quando os petistas não tinham o apoio financeiro de empresários - e disse que o partido “poderá conquistar uma vitória extraordinária nas eleições municipais”.