A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta (5) que a vitória do líder do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido, Keir Starmer, mostra o que seria uma “frustração” do país após 14 anos de governos conservadores e liberais.
Ela parabenizou a vitória por maioria do político sobre o agora ex-primeiro-ministro Rishi Sunak, que já passou o poder ao trabalhista pela manhã. O partido de centro-esquerda conquistou 412 cadeiras contra apenas 120 dos conservadores.
“A vitória muito expressiva do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido mostra didaticamente a frustração do país com 14 anos de governos conservadores e neoliberais”, disse em uma rede social (veja na íntegra).
Gleisi ainda afirmou que a vitória trabalhista “traz um forte sinal de resistência contra o avanço da extrema-direita no mundo”.
Gleisi Hoffmann emendou afirmando que os governos conservadores e neoliberais do Reino Unido “pioraram muito nesse período” os serviços públicos de saúde e educação, além da queda do acesso à moradia, nível de renda, emprego e crédito.
Ela considerou que as políticas conservadoras e neoliberais “tiram dos pobres para favorecer os ricos”.
Um pouco mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também cumprimentou Starmer pela vitória, desejando um “ótimo mandato” e desejando o “fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”.
Lula se encontrou com Starmer no final do ano passado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos durante a COP28.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião