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A Polícia Federal (PF) informou ter detectado um aumento significativo de golpes durante a crise do coronavírus. A PF alerta que "criminosos utilizam campanhas falsas para obter dados bancários e informações pessoais para o cometimento de crimes cibernéticos".
As campanhas falsas são realizadas por diferentes meios como e-mails, links, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas e outros canais, indica a corporação. "Não seja vítima de fraudes! Verifique a origem e se proteja", alerta a corporação.
A PF recomenda que a população busque informações sobre as ações federais em canais oficiais e ainda emitiu orientações básicas para evitar de cair nos principais golpes identificados. Confira:
Golpes identificados pela Polícia Federal
- Links: não clique em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias, não preencha dados de cartões de crédito em formulários e nem informe dados de cartões de crédito e senha em ligações telefônicas. Procure as informações junto ao seu banco nos canais oficiais.
- Boleto falsificado: códigos de barras podem ser facilmente alterados. Fiquem atentos ao nome da empresa e valor do pagamento. Qualquer dúvida, entre em contato com o credor e emissor do boleto ou com a sua instituição bancária.
- Empréstimos: Se aproveitando do momento de dificuldades financeiras, golpistas oferecem facilidades em refinanciamento de dívidas e empréstimos consignados. Desconfie das ofertas de dinheiro fácil.
- Golpes usando Whatsapp: solicitações de empréstimos e transferências oriundas de contatos no Whatsapp podem ser golpes. Ligue para o seu contato e confirme a solicitação.
- Voucher auxílio emergencial: diversas mensagens disparadas por meio de aplicativos como Whatsapp, SMS, e-mails e até telefonemas têm solicitado informações para cadastro dos beneficiários do auxílio emergencial aprovado pelo Governo Federal. Não informe os seus dados nesse tipo de mensagem.
- Campanhas de doação: Em momentos de crise é muito comum surgirem campanhas de doação de todos os tipos. Certifique-se de que as pessoas/instituições por trás da campanha existem e são realmente sérias. Procure informações nos canais oficiais das empresas.