Deputado Kim Kataguiri, autor do projeto de lei, condena obstrução de governistas para inviabilizar a votação da proposta| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

O projeto de lei que pretende aumentar as penas para os crimes de furtos e roubos estava previsto para ser votado nesta quarta-feira (20) no plenário da Câmara dos Deputados após aprovação de regime de urgência para a proposta. O texto propõe a ampliação da pena dos atuais um a quatro anos de reclusão para até oito anos de prisão (veja na íntegra).

CARREGANDO :)

No entanto, houve resistência por parte de parlamentares da base do governo Lula (PT), que não tinham interesse na aprovação da proposta. O vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) – que ocupa a presidência da casa durante o período em que Arthur Lira (PP-AL) está nos Estados Unidos – havia determinado que só seriam pautados projetos de consenso entre governistas e oposição. A apresentação de obstrução pelos governistas fez com que o texto não fosse apreciado pelos deputados.

Em reação, o autor do projeto de lei, deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), também apresentou obstrução contra dois projetos de decreto legislativo de interesse do governo Lula que, igualmente, não foram pautados.

Publicidade

À Gazeta do Povo, Kataguiri disse que havia maioria para que a fosse aprovada e que na mesma sessão o vice-presidente da Câmara colocou em votação um projeto de lei que era alvo de obstrução.

“Pedi tratamento igual para o projeto sobre furtos e roubos. Ele disse que não, então obstruí os dois projetos de decreto legislativo, porque se o governo quer impedir que a gente vote uma matéria de interesse da oposição, que temos maioria para aprovar, nós também não iríamos deixar o governo aprovar esses dois tratados que eram de interesse do governo”, afirmou o deputado.

“Eles [governistas] inclusive fizeram apelo ao Plenário para que a gente retirasse a obstrução. Falei que retirava sem problemas desde que deixassem votar o projeto de lei. Então, no final das contas, o texto não foi votado por resistência do PT e do governo”, lamentou Kataguiri.

Você concorda com a postura de Lula sobre a guerra na Ucrânia?

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]